Últimas postagens

Declaração de Imposto de renda completo ou simplificado?
Atuamos no mercado, com sede própria, sendo responsáveis pela assessoria e consultoria à pessoas físicas e jurídicas nas áreas contábil, tributária e trabalhista. Visamos sempre ser mais que um escritório de contabilidade e sim uma consultoria especializada, parceira de bons negócios, oferecendo um excelente atendimento para que você possa ficar tranquilo e pensar no crescimento da sua empresa. Nossa missão é desenvolver um trabalho que atenda as suas necessidades, tendo como parâmetros a excelência, a confiança, observando sempre os princípios contábeis, a legislação tributária vigente, com ética e profissionalismo. Nosso objetivo é estabelecer uma relação de respeito, na busca de soluções eficazes, sempre com precisão e pontualidade. O diferencial do nosso trabalho consiste no tratamento individualizado e personalizado para cada cliente, estando sempre à sua disposição, pois a solução para você e sua empresa, é o foco do nosso negócio. Estes são alguns motivos para contratar os serviços do Contador Empresarial |Escritório de Contabilidade.
excelência, confiança, princípios contábeis, legislação tributária, profissionalismo, consultoria à pessoas físicas, consultoria jurídica, Contábil, Tributária, Trabalhista.
7027
post-template-default,single,single-post,postid-7027,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.7,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Imposto de renda completo ou simplificado?

Imposto de renda completo ou simplificado?

 

Apresentamos um breve resumo dos pontos considerados mais importantes e também, são as dúvidas comumente relatadas pelos contribuintes. Este artigo, intitulado “Imposto de renda completo ou simplificado” visa orientar as pessoas físicas à avaliarem qual dos modelos de Declaração de Imposto de Renda é mais vantajoso.

A opção por uma forma de tributação ou outra é válida para aquele ano, podendo ser mudado nos anos seguintes. Entretanto, é necessário alguns conhecimentos e simular em cada declaração o modelo adequado de conforme seu perfil.

A legislação tributária permite que o contribuinte escolha o modelo de declaração mais conveniente à sua realidade. Existem, atualmente no Brasil, dois modelos que podem ser escolhidos, podendo ser:

  1. Simplificado
  2. Completo

No modelo simplificado, existe a possibilidade de obter um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis, sem a necessidade de comprovação documental das despesas. O programa do imposto de renda já aplica o desconto e apura o resultado diretamente na declaração. Este modelo é utilizado, geralmente, por pessoas que não têm muitas deduções, como exemplo, dependentes legais, despesas médicas, despesas com instrução, dentre outras.

Em contrapartida, no modelo completo, existe a possibilidade de dedução sem limite, pois poderão ser utilizadas todas as deduções legais, das quais o contribuinte tenha comprovação documental, ou seja, despesas médicas, despesas com instrução, pagamento de pensão alimentícia, previdência privada, dependentes, dentre outras.

E, caso a opção seja pelo modelo completo, vale lembrar que a legislação tributária vigente deverá ser consultada, a fim de evitar glosa de despesas e possíveis aplicações de multas e cobranças de imposto posteriormente. Não esquecendo o arquivamento dos documentos utilizados na elaboração, pelo prazo de cinco anos, pois este é o período no qual a Receita Federal poderá solicitar a apresentação dos documentos.

Por fim, no momento de elaborar a declaração de imposto de renda, deve-se simular, antes da transmissão, qual o resultado mais vantajoso, se utilizando as deduções legais, no modelo completo, ou o simplificado. É sempre importante lembrar que, após o término do prazo da entrega, não é possível mudar o modelo, se houver necessidade de alterar algum dado, deverá ser retificado no mesmo modelo da Declaração original.

SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.